Conectores

Fonte: Wikipedia RS-232, Wikipedia (D-Subminiature)

Os equipamento com intercafe RS-232 podem ser classificados como DTE (Data Terminal Equipment) ou DCE (Data Circuit termination Equipment). Estas definições são necessárias para se estabelecer o equipamento que envia os sinais e o que receberá. O padrão RS-232 recomenda mas não obriga a utilização do connector DB-25 (D-subminiature).

De um modo geral, os equipamentos terminais devem utilizar conectores macho e com as funções definidas na pinagem DTE. Os modems externos utilizam conectores fêmea com as funções definidas nos pinagem DCE. Outros dispositivos podem ter qualquer combinação desses conectores e outras definições para os pinos.

A presença de conector de 25 pinos D-sub não indica necessariamente que uma interface RS-232C está disponível. Por exemplo, no PC IBM original, um conector D-sub Macho era usada para uma porta RS-232C DTE (com uma interface current loop não padronizada em pinos não reservados), mas o conector D-sub fêmea era usado para uma porta de impressora paralela Centronics. Alguns personal computers colocam tensões não padronizadas ou outros tipos de sinais em suas portas seriais.

Conector de 9 Pinos Fêmea

O padrão RS-232 especifica 20 sinais elétricos distintos, sendo que muito dispositivos que utilizam esse padrão fazem uso de apenas alguns desses sinais. Essa utilização seletiva é o que torna possível utilizar conectores menores.

Por exemplo, o conector de 9 pinos DE-9 foi utilizado por muitos PC compatíveis com os IBM PC AT, tendo sido padronizado pela norma TIA-574. Apenas recentemente, mconectores modulares passaram a ser utilizados, tais como, o 8 pinos RJ-45. O padráo EIA/TIA 561 especifica a pinagem para o "Yost Serial Device Wiring Standard" inventado por Dave Yost é muito comum nos computadores Unix mas não nos dispositivos da Cisco Systems.

Muitos equipamentos e dispositivos eletrônicos não utilizam esse padrão. Os conectores de 10 pinos RJ-50 poderáo ser encontrados em alguns dispositivos.

A Digital Equipment Corporation, por exemplo, definiu seu próprio padrão de conexão de sistemas chamado DECconnect que foi baseado nos conectores Modified Modular Jack.

Conector DE-9

O conectis DE-9 (9 pin D-shell connector) é um tipo de conector elétrico D-subminiature mais comumente utilizado para RS 232 (serial port) nos microcomputadore do tipo IBM AT e compatíveis. O DB-9 é um misnomer para o DE-9.

Na verdade um conector DB-9 possui apenas 9 pinos da RS-232 no conector que também estão presentes no conector DB-25, os outros 16 pinos são ausentes.)

a b
Figura 1 - Conector DB-9: (a) macho e (b) fêmea.